Técnica Somática

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Significado do dicionário

Somático
adj. Relativo ao corpo, ao soma (por opos. ao psíquico): afecção somática.

Definição

Images (1).jpg

O termo foi inaugurado por Thomas Hanna e tem origem na palavra grega soma, que significa corpo vivo. Acredita-se que os métodos de educação somática surgiram na Europa e na América do Norte entre os séculos XIX e XX. É uma técnica teórica e prática baseada na consciência corporal e que tem como objetivo a recuperação e manutenção da saúde de seus praticantes, através de aplicações de técnicas precisas cujo objetivo principal é o movimento do corpo. Preocupa-se em trabalhar o corpo, levando em conta as características e limites individuais. Não é uma técnica usada para substituir o treinamento técnico em dança, mas ampliá-lo.

Cada método de educação somática possui suas técnicas próprias, porém todas elas vão contra a ideia de um corpo mecânico, logo afirmam o pensamento de uma ligação indivisível entre corpo e consciência, deixando claro que as emoções, fatos sociais, culturais, os pensamentos, os valores políticos e espirituais andam junto a essa matéria (corpo). Partem de um pensamento de cumplicidade entre corpo e mente, ambos fazem parte de um processo vivo e formam um objeto comum.

A educação somática não se privilegia em tratar as diferenças ou desequilíbrios de seus praticantes, mas busca uma maneira de deixar claro que seu problema pode estar relacionado a maneira que essa pessoa se movimenta em seu dia-a-dia, fazendo assim com que a mesma encontre uma forma mais eficaz de organização somática.

A auto-regulação

A auto-regulação é a capacidade que os organismos vivos tem de reencontrar seu equilíbrio e é considerado um eixo de ensino do método de educação somática. Apresentamos como exemplos de problemas diários comuns o stress, os traumas, os hábitos de vida inadequados entre outros, podendo assim estes serem ocasionados pelo enfraquecimento da capacidade de auto-regulação do ser humano. Por isso é importante saber distinguir os momentos de equilíbrio e desequilíbrio, facilitando assim nossa capacidade de lidar com os fatos cotidianos.

O papel do professor de Educação Somática

Os resultados da Educação Somática

Os Métodos de Educação Somática

Destacam-se como métodos de Educação Somática:

Referências

STRAZZACAPPA, M. Educação Somática: seus princípios e possíveis desdobramentos. Disponível em: <http://www.revistarepertorioteatroedanca.tea.ufba.br/13/arq_pdf/educacaosomatica.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Estúdio Ayelén Blanco. Dança e Educação Somática. Disponível em: <http://www.ayelenblanco.com.br/danca-e-educacao-somatica/>. Acessado em: 16 abr. 2013.

Poéticas do Corpo. Educação Somática. Disponível em: <http://poeticasdocorpo.wordpress.com/2010/08/09/educacao-somatica/>. Acesso em: 17 abr. 2013.

HUERTAS, S. Educação Somática e Dança. Disponível em: <http://www.sheilahuertas.com.br/saude/educacao-somatica-danca>. Acesso em: 17 abr. 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home