Técnica Feldenkrais

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Moshé Feldenkrais

Moshe.png


Essa técnica foi desenvolvida por Moshé Feldenkrais (1904-1984), físico, engenheiro, desportista e mestre de Judô. Nascido na Rússia, Moshé fez doutorado na Universidade de Sourbonne em Paris e acredita-se que após ter sofrido uma grave lesão corporal ele começou a desenvolver sua técnica, aprofundou-se nos estudos de biomecânica, psicologia entre outros. Sua obra publicada foi o livro Body and Mature Behavior (1949) e a partir disso passou a ser procurado por pessoas com dificuldades psíquicas e motoras.

A Técnica

Feldenkrais é uma técnica somática que tem como objetivo alcançar um corpo equilibrado e saudável. Em seu estudo ele se baseou no desenvolvimento infantil do sistema neuro-muscular e sensório-motor e assim como as outras técnicas somáticas, colocou o movimento como forma de investigação e auto-conhecimento.

Em sua técnica são utilizados movimentos que ajudam no desenvolvimento da autoconsciência e no reconhecimento da influência dos nossos hábitos na qualidade de vida. É importante deixar claro que essa técnica não é invasiva, não permite correções e julgamentos, apenas abre um campo de experimentação para seus praticantes, assim como as outras diversas técnicas somáticas.

Como é aplicada?

A técnica Feldenkrais pode ser aplicada de duas maneiras, sendo elas: Integração funcional (individuais) e Consciência através do movimento (grupos)

Integração Funcional: é uma forma mais íntima de trabalho entre o aluno e o instrutor, onde ele manuseia o aluno procurando assim novos jeitos de mover aquela pessoa e fazer com que ela se preocupe em tratar de si própria. Não há um diálogo verbal, mas uma conversa corporal entre professor e aluno.


Moshe FI.jpg


Consciência pelo Movimento: diferente da integração funcional, o trabalho em grupo é realizado com movimentos a partir de comandos verbais feito pelo instrutor. Procura movimentações que não desgastem o organismo e cada aula se baseia em um tema específico.

Tanto a forma individual quanto a em grupo são baseadas nos mesmos princípios, são movimentos agradáveis, sem esforço e que não desgastem o organismo. Não tem o objetivo de alcançar metas ou formas corretas de realização do movimento. Cada praticante está em contato com seu próprio corpo e a vontade para descobrir novas possibilidades.


Moshe ATM.jpg


Qual é o público alvo?

Para praticar essa técnica não existe limitação de idade, as pessoas interessadas em conhecer estão aptas a participarem.

Como é usada?

Referências

Estúdio Feldenkrais. O método Feldenkrais. Disponível em: <http:// estudiofeldenkrais.blogspot.com.br/p/o-metodo-feldenkrais.html>. Acesso em: 24 abr. 2013.

Sua Mente. Método Feldenkrais - parte 1. <http:// site.suamente.com.br/metodo-feldenkrais-parte-1/>. Acesso em: 20 abr. 2013.

LEMOS, K. C. V. Saindo da Armadura. Disponível em: <http:// feldenkrais-kelly.blogspot.com.br/2012/09/saindo-da-armadura_7.html>. Acesso em: 19 abr. 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home