Técnica Alexander

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Frederick Matthias Alexander

Tecnica 4.jpg

Nascido na Tasmânia, Austrália em 1869, Frederick Matthias Alexander foi o criador da técnica que leva seu nome. Alexander era ator shakespeareano e desde a sua infância sempre foi muito frágil e vulnerável em questões relacionadas a sua saúde. Uma frequente rouquidão o acompanhava, atrapalhando suas atuações, isso fez com que ele desenvolvesse um método para um melhor aproveitamento de seu corpo, acarretando assim a recuperação de sua voz. Alexander desenvolveu por volta do século XIX seu método revolucionário sobre o desenvolvimento do ser humano, se tornando pioneiro nesse estudo.

Iniciou seu primeiro curso de formação para professores em 1930 e continuou ensinando sua técnica até o ano de 1955, ano de seu falecimento.

Ao longo de sua vida escreveu quatro livros:

A técnica de Alexander é considerada uma técnica somática que vem dando inúmeros benefícios para seus praticantes.

A técnica

Tecnica 5.jpg

Assim como a maioria das técnicas somáticas, a técnica de Alexander busca o melhor aproveitamento do corpo, a busca pelo equilíbrio e uma nova forma de organizar nossos hábitos diários. É considerada uma técnica de reeducação mental e corporal através de uma auto-observação, atentando assim para a redução das tensões e do excesso de energia que se gasta em certos movimentos diários. Corpo e mente trabalham juntos. Alexander acreditava que para um melhor aproveitamento de nossos hábitos diários, era necessário a manutenção de uma relação adequada entre a cabeça, o pescoço e as costas, podendo assim atingir o equilíbrio corporal.

A técnica melhora o funcionamento dos reflexos naturais do organismo trazendo assim diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de problemas posturais e dores musculares. É uma técnica aplicada em diversos países e não é uma forma de tratamento, técnica de relaxamento, massagem ou expressão corporal.

Tecnica 1.jpg

Como a técnica é aplicada?

É aplicada a partir de movimentos simples do cotidiano como sentar, falar, andar. O professor guia com suas mãos e orientações verbais o aluno, atentando para a redução das tensões e no ativamento dos reflexos naturais. Dando ênfase as regiões da cabeça, pescoço e costas, aliviando assim o stress local e facilitando a execução dos hábitos diários.

Qual é o público alvo?

Não tem restrição de idade, qualquer pessoa pode praticar a técnica.

Quais são os benefícios?

Referências

Eleni Vosniadou. Técnica Alexander. Disponível em: <http://www.elenivosniadou.com/tecnica-alexander/>. Acesso em: 15 abr. 2013.

Técnica de Alexander. Técnica Alexander. Disponível em: <http://www.tecnicadealexander.com/tecnica.php>. Acesso em: 15 abr. 2013.

Técnica Alexander. A técnica. Disponível em: <http://www.tecnicaalexander.com.br/index_arquivos/page0002.htm>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Wikipédia. Técnica de Alexander. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_de_Alexander>. Acesso em: 16 abr. 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home