Tribal Fusion Bellydance

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

É uma modalidade de dança que teve sua origem a partir do American Tribal Style (ATS), em meados da década de 90 na Califórnia. É caracterizado por realizar fusões deste último com outros estilos de dança como breakdance, burlesque, jazz, ballet, entre outros.

Rachel.jpg


Tabela de conteúdo

Histórico

O Tribal Fusion Bellydance surgiu a partir do American Tribal Style (ATS) em meados dos anos 90 em São Francisco, Califórnia. Jill Parker, fundadora do Ultra Gypsy, primeiro grupo de Tribal Fusion, havia estudado American Tribal Style (ATS) com Carolena Nericcio e o FatChanceBellyDance®, porém num determinado momento deixou o grupo para investir em suas próprias criações com mais liberdade, uma vez que o ATS® é um sistema com regras específicas, além de ter sido planejado para ser dançado em grupo, o que excluía a possibilidade de solos.

Deste processo de novas criações a partir do ATS®, foi-se desenhando o que hoje conhecemos como Tribal Fusion Bellydance. Que é caracterizado principalmente por fundir o ATS® com outras danças, retomar a possibilidade coreográfica e de solos e simplificar os figurinos. Outra diferença do Fusion para o ATS® é a mudança das músicas, que passam a ser variadas, utilizando principalmente músicas ocidentais, com muitas batidas, remixes e sons eletrônicos, enquanto o ATS® utiliza basicamente músicas folclóricas orientais.

Pode-se dizer que de modo geral o Tribal Fusion preencheu a lacuna da liberdade de criação. Amplamente influenciado pelos movimentos da contracultura, atraiu pessoas de estilo de vida alternativo, com tatuagens, piercings, dread locks, etc.

Outros nomes são importantes na construção do Fusion como o conhecemos hoje. Heather Stands do grupo Urban Tribal, Frederique Johnston, mas de fato as grandes responsáveis pela disseminação desta dança foram, Zoe Jakes, Mardi Love e principalmente Rachel Brice. Juntas formavam a The Indigo Dance Company (2003).

Atualmente Tribal Fusion tornou-se um termo utilizado para designar as diversas manifestações do Tribal Bellydance (Dança Tribal). Com uma estética baseada na adesão de novas informações a todo instante, torna-se impossível definir todas os novos gêneros que surgem de suas possibilidades de fusões. Podemdo-se apenas mapear algumas das produções realizadas e suas características marcantes como o Gothic ou Dark, Vaudeville ou Vintage, Burlesque, etc. No Brasil, o estilo ganhou fusões com danças afro e brasileiras.


Movimetação

No Tribal Fusion a base da movimentação é totalmente do American Tribal Style (ATS) que já é um estilo de fusões, porém com um repertório de movimentação fixo. O que difere o Fusion é a possibilidade de fusão de estilo pré-estabelecido e concebido comoATS com outras infuências em dança, como por exemplo

Com frequência veremos também uma forte influência urbana na movimentação utilizando-se de técnicas como o waving, strobbing, pop, lock, snake e outras técnicas presentes na dança de rua americana.

Trajes

Os trajes dependeram da proposta da fusão. Geralmente trazendo elementos da dança que se funde, ou do gosto da bailarina. Por vezes mantendo muitas características do ATS, como os adereções, muitas bijuterias de metal, headpieces, etc. Outas vezes desconstruindo toda essa influência em um figurino minimalista praticamente sem acessórios. De fato é impossível classificar os trajes pela imensa gama de possibilidades existentes.

A seguir temos alguns exemplos de trajes:

The Indigo.jpg
Rachel Brice, Mardi Love e Zoe Jakes - The Indigo Dance Company


Ariella.jpg
Ariella Aflalo - Dark Fusion


Urban Tribal.jpg
Urban Tribal Dance Company


Música

A música no Tribal Fusion, assim como o traje, vai depender do tipo de fusão que se deseja fazer. Tudo é permitido. Mas o que veremos com mais frequência são músicas orientais remixadas, com muitos sons eletrônicos e muitas batidas, ou até mesmo músicas especialmente produzidas para tribal fusion bellydancers, como é o caso da Banda Beats Antique.


Ver Também

Tribal Bellydance (Dança Tribal)

American Tribal Style (ATS)


Referências

Campo das Tribos. Tribal Fusion. Disponível em http://www.campodastribos.com.br/modalidades_tribalfusion.html Acesso 20 de agosto de 2013.

Mariana Quadros Tribal Bellydance. Disponivel em http://www.marianaquadrostribal.com/textos-e-entrevistas Acesso 20 de agosto de 2013.

Dança do Ventre e estilo Tribal por Nadja el Balady. Disponível em http://www.nadjainbalady.com/tribal.htm Acesso 21 de agosto de 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home