Shadowland (Espetáculo)
De Wikidanca
O espetáculo do grupo internacional Pilobolus Dance Theatre, seria melhor descrito como em parte teatro de sombras, em parte dança, em parte circo e em parte concerto.
Shadowland incorpora múltiplas telas – de diferentes tamanhos e formatos – em movimento, para criar um espetáculo inteiro que trabalha sobre imagens projetadas e coreografia diante da tela.
A história é uma experiência surreal do mundo sensacional de uma adolescente quando ela atinge a maioridade. Criada em colaboração com o escritos Steven Banks, Shadowland é uma experiência universal e intimamente retratada, que é tão intensamente dramática quanto cômica. Ela é construída sobre uma partitura rítmica original do popular mpusica, produtor e compositor americano de trilhas sonoras David Poe, que vai desde as baladas ao hard rock.
Origem
Shadowland foi concebida e criada por Piobolus após vários anos de experimentação da forma de sombras curtas. O resultado é um misto do estilo peculiar do Pilobolus e de incursões sobre novas mídias.
De fato, de um ponto de vista artístico, o novo trabalho incorpora o lendário estilo de dança moderna do Pilobolus combinado com inovações de multimídia com alta energia e velocidade.
A história
É noite. Pequena casa em uma ruela. Uma adolescente se prepara para dormir. Ela sonha com independência. Mas para seus pais ela ainda é uma menina. Com os pensamento pairando, ela mergulha em seus sonhos e não tarda a vislumbrar algo espreitando por detrás da parede do seu quarto: sua sombra.
A parede do quarto começa subitamente a girar, deixando-a presa do outro lado. Sem poder escapar, a jovem parte para uma jornada de descobertas, mergulhando cada vez mais fundo na Shadowland, em busca de um caminho de volta. Estranhas criaturas – ao mesmo tempo cômicas e malignas, ameaçadoras e sedutoras – surgem ao longo do seu percurso; chefes de cozinha loucos tentam cozinha-la numa sopa; monstros com mãos de gancho ameaçam esmagá-la, uma mão gigante a transforma em um cachorro, e um centauro encontra um caminho para o coração da nossa menina-cachorro.
Com a lógica fluida de um sonho, a graça de uma dança-acrobática, o humor dos melhores cartoons, e o coração de uma historia de amor, Shadowland celebra a estranha força transformadora do escuro para mostrar-nos quem somos de maneiras inesperadas e emocionantes.
Equipe
Equipe de criação: Steven Banks, Robby Barnett, Renée Jaworski, Matt Kent, Itamar Kubovy, Michael Tracy;
Colaboração: Josie M. Coyoc, Mark Fucik, Christopher Grant, Molly Gawler, Damon Honeycutt, Renée Jaworski, Beth Lewis, Roberto Olvera, Derek Stratton, Lauren Yalango;
Música: David Poe;
Iluminação: Neil Peter Jampolis;
Cenário: Neil Patel;
Figurino: Liz Prince;
Elenco: Nate Buschsbaum, Krystal Butler, Victoria DeRenzo, Kristina Dobosz, Jared Doster, Heather Jeane Favretto, Christopher Grant, Morgan Houghton, Keith Kaplin, Maddy Landi, Lauren Yalango, Jake Warren.