Soraia Maria Silva

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Soraia Silva.jpg

Bailarina Soraia Silva em grand jeté en avant, foto de Luiz Fernando e Francisco de Mello - arquivo pessoal.

Tabela de conteúdo

Introdução

Soraia Maria Silva iniciou seus estudos em dança participando da primeira turma de dança moderna da academia de Beth Dorça, em Uberaba. E foi neste mesmo estabelecimento que começou sua atuação profissional como professora de dança, aos 12 anos de idade. Em seus relatos, lembra-se com carinho e admiração de sua professora que, com grande profissionalismo e amorosidade, a conduziu por este processo de formação e atuação profissional. Aos poucos, Soraia começou a fazer alguns cursos de clássico e eventuais aulas de diversas técnicas de moderno, Jazz e contemporâneo com grupos do Rio, São Paulo e Belo Horizonte.


Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (2003). Atua como professora da Universidade de Brasília no Departamento de Artes Cênicas desde 1996, e coordena o CDPDan (Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - CEN/UnB), o qual procura estabelecer um espaço de reflexão e prática da dança, e tem no projeto "Mexido de Dança", uma de suas principais atuações.


A experiência de Soraia Silva na área de Artes, com ênfase em Coreografia, a faz concentrar sua atuação nos seguintes temas: dança, literatura, arte e composição coreográfica, artes plásticas, pintura. É também por esta experiência em dança, carregada de sentimento e liberdade, e pela proposta aberta do coletivo CDPDan que a história das duas figuras se misturam. Sua produção artística está intrinsecamente relacionada com o coletivo. Em seu trabalho à parte, destaca-se a artista plástica: desenhos, pinturas e instalações são algumas das áreas de atuação dentro deste campo. Chegou a receber alguns prêmios por suas obras como a Menção Honrosa BEG (Banco do Estado de Goiás)por seu terceiro lugar em pintura (1997) e o Prêmio Business de Arte em Pintura organizado pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas/Macc e a construtora Encol, de Campinas-SP, que premiou duas de suas obras, sendo que uma delas conquistou o primeiro lugar entre as 10 premiadas.


Desde que iniciou seu trabalhos vários alunos passaram por sua orientação, seja quando atuava como professora em academias de dança, ou enquanto docente de dança na Unicamp, como nas disciplinas de corpo que ministrou e ministra no Departamento de Artes Cênicas da UnB, até em sua atuação como orientadora da pós-graduação (stricto sensu) na linha de Processos Composicionais para a Cena do programa de Pós-Graduação em Arte da UnB.


Um dos aspectos mais interessantes de Soraia Silva e de seus trabalhos na área de dança é a evidência ao ver sua movimentação, e nos registros em vídeo e fotográfico, das influências que carrega consigo de Isadora Duncan e Eros Volúsia. A presença de elementos que valorizam a leveza e movimentação do ar, véus e figurinos com tecidos delicados como seda, a utilização de saias, túnicas e sua ligação com os elementos da natureza nos remetem diretamente à Duncan. Já Eros Volúsia, notadamente, mostra-se na artista através de sua ligação e valorização à terra, às tradições,culturas e danças populares, já que Soraia busca também suas raízes no híbrido e na miscigenação que faz parte da identidade brasileira. Além da singularidade de movimentação e criação de suas obras.

Profetas em Movimento - Soraia Silva.jpg

Soraia Silva em Profetas do Movimento,1998, fotos João Caldas.


Produção Artística, espetáculos e Performances

Para visualização, ir ao verbete CDPDan

Profetas em Movimento - soraia silva 2008.JPG

Profetas em Movimento, Soraia Silva, 2008, Foto de Marcelo Dischinger


Projetos de produção bibliográfica em destaque

No Princípio (2010) Editora do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB;

Profetas em Movimento (2001) Edusp e Imprensa Nacional);

Poemadançando Gilka Machado e Eros Volúsia (2007) Ed. UnB

Os capítulos de livros:

O expressionismo e a dança (2002),

O pós-modernismo e a dança (2005), e

O surrealismo e a dança (2008), todos publicados na coleção Stylus da editora Perspectiva.</p>


VER TAMBÉM

CDPDan- Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia


Referências

ARQUIVO PESSOAL DE SORAIA MARIA SILVA.

Agradecimento à Soraia Silva que gentilmente nos concedeu acesso à seus arquivos pessoais e colaborou com a disponibilização de informações, imagens e outros documentos para a elaboração deste verbete.

CDPDAN

BLOG CDPDAN

LINKS EXTERNOS

VÍDEO MEU CORAÇÃO DANÇA EM MONSERRATE, 2010

VÍDEO MEMÓRIAS DA TERRA, 2011

VÍDEO MEXIDO DE DANÇA, UNB

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home