Portadores de Alegria

De Wikidanca

Portadores de Alegria

Em 1999, Vânia Tolipan fundou o Núcleo de Dança Portadores de Alegria. O NDPA é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Macaé, Rio de Janeiro, e tem como objetivo integrar a pessoa portadora de deficiência através da dança.
Vânia sempre teve o sonho de ser bailarina, porém, uma paralisia que privou-a dos movimentos das pernas, atrapalhou, por muito tempo, seu sonho.
Vânia diz que as pessoas portadoras de deficiência (não só) podem (como necessitam) dançar, e motivada por esse sonho e vontade, montou um grupo, que contava com Oyama Queiroz, bailarino e professor, Ademir Martins, diretor teatral e coreógrafo, as doutoras Marlene dos Reis, Carine Masson e Cynthia Lozada, responsáveis pelo acompanhamento psico e fisioterápico.
O grupo, que no início tinha o intuito de reunir deficientes que tinham o sonho de dançar, percebeu, com o tempo, que podia fazer muito mais que isso, e ao invés de oferecer somente a inclusão artística a deficientes, passou a oferecer também atividades de capacitação profissional e a montar grupos de dança com elevado nível técnico, mostrando que a deficiência não era barreira.
Hoje, além de dança moderna e contemporânea, expressão corporal e interpretação, o NDPA oferece aulas de capoeira, tae-kwon-do, artesanato e iniciação musical e tem como princípio básico não comercializar as aulas ministradas aos seus integrantes, bem como suas apresentações, quaisquer que sejam. Todas as atividades são completamente gratuitas.
O grupo, que já marca doze anos de sucesso, vem crescendo tanto em quantidade de membros quanto em qualidade de seus estudos e pesquisas, realizando apresentações, tanto no município de origem quanto em muitos outros do Estado do Rio, São Paulo e Minas Gerais, em palestras, simpósios, congressos, mostras e festivais de dança, conquistando, inclusive, várias premiações por suas coreografias.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
IdanÃa.net - Home