Movimento.org

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Movimiento.org


O Movimento.org é uma rede socio-técnica especializada em dança, que tem por objetivo fomentar o debate, troca de conteúdo e experiência, através da tecnologia digital da internet. Criada em 2009, fruto da parceria entre a Red Sudamericana de Danza, entidade difusora da dança em países da América do Sul; Idança.net, portal de notícias especializado em dança; Associação Cultural Panorama, responsável pela realização do Festival Panorama de Dança (Brasil).


Tabela de conteúdo

Como funciona:

A rede Movimento, também conhecida como Movimiento, além de bilíngüe, português-espanhol, hospeda artistas e companhias do mundo inteiro, fóruns de discussões, eventos, agendas e um espaço exclusivo para blog em cada perfil. Oferece espaço para a divulgação de conteúdos gerados por seus próprios membros, de forma democrática, sem mediação – a não ser em caso de conteúdos impróprios e ofensivos.


Cada página pessoal de membros pode ser personalizada e oferece diversas possibilidades de publicação de galerias de fotos e vídeos e de textos, tanto em blogs como em caixas de texto. Alguns conteúdos de interesse mais abrangente e melhor qualidade técnica são destacadas na página principal. As instituições gestores utilizam seus blogs como canal de comunicação com os membros, publicando regularmente notícias e informações institucionais.


A interconexão entre informações de sítios diversos, tanto dentro da rede como na internet como um todo, é feita através de feeds RSS, linguagem que permite atualização automática de conteúdos da internet. Isto permite aos usuários agregar em suas páginas pessoais notícias e conteúdos de outros sites e blogs e, por outro lado, tudo que é publicado dentro do movimento.org pode ser agregado em qualquer espaço virtual. Esta ferramenta é utilizada na página principal, onde há caixas com notícias do Idanca.net, de Red Sudamericana de Danza, da IETM - International Network for Performing Arts e do Dance-tech.net.


Blog do Movimento

Como surgiu:

Movimento.org é resultado de uma colaboração de mais de sete anos entre a Red Sudamericana de Danza e o idanca.net. Neste tempo, a RSD se tornou um dos mais representativos organismos de organização dos artistas da dança contemporânea na América do Sul e se expandiu, em conexão com outras importantes redes profissionais. A través de múltiplas atividades de intercambio a rede criou uma teia de pessoas que precisavam estar mais conectadas no seu cotidiano e com espaços cada vez mais compartilhados.


No idanca.net, que começou como um pequeno fanzine e hoje se tornou o veiculo de referência para dança contemporânea em língua portuguesa na internet, era a hora de tornar acessível uma ferramenta que desse voz e conteúdo pessoal aos mais de 20 mil leitores que mensalmente visitam o portal. E uma grande parte dos leitores do idanca.net já era membro ou tinha interesse em se conectar com a RSD.


Veja Também:

Referências:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home