Laboratório de criação

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Laboratório de criação é um termo utilizado em diversas áreas de atuação profissional e/ou artística para denominar um espaço e/ou um momento em que a pessoa ou o grupo de trabalho tem como objetivo desenvolver um produto ou uma obra com base em determinados princípios e parâmetros preestabelecidos.


O laboratório de criação abrange, portanto, uma série de procedimentos que respeitam a necessidade específica de cada área. O caráter flexível e aberto, além de contemplar um amplo leque de estratégias e modos de alcançar o objetivo, também proporciona a recriação constante do próprio laboratório, o que o mantém atual e atualizável em muitos processos de trabalho.


Em consonância com esta definição, na dança, o termo ganha uma acepção particular. A pesquisa de movimentos para a construção de uma obra, um espetáculo ou uma performance pode, ou não, prescindir de um ou mais laboratórios de criação. Também podem estar ordenados no início de um planejamento cronológico ou podem ser utilizados ao longo de todo o processo de criação, em alguns casos inclusive o próprio laboratório pode, sem qualquer detalhamento ou construção dramatúrgica posterior, compor a obra de dança.


Os princípios que ordenam um laboratório de criação em dança podem partir de conceitos do conhecimento filosófico, científico ou técnico. Todavia, os laboratórios têm em sua maioria um elo fundamental com a experimentação e a prática. Neste sentido, os conceitos que deram ensejo à criação somente serão desenvolvidos na construção em dança a partir do que geram em termos de movimento, físico e sócio-afetivo.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home