Contato Autêntico

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

A Pesquisa:

O Contato Autêntico surgiu do encontro entre Soraya Jorge e Guto Macedo e seus respectivos trabalhos: Movimento Autêntico e Contato Improvisação. A crença de que o corpo precisa se descondicionar dos padrões modernos e assumir uma relação maior com o meio ambiente, com as diversas sensibilidades humanas e com as contradições da sociedade atual, resume a proposta deste projeto de pesquisa, que investiga a desconstrução de modelos na perspectiva dos novos surgentes desse processo.

Sogu


O setting do Contato Autêntico é a relação que se estabelece entre esses dois sistemas: a interseção, o compartilhar, a hibridização. Não é mais um ou outro. Desconstrói-se ao ser afetado, constrói-se com as novas afetações. Nesse experimentar, observamos nosso interesse em desenvolver propostas específicas para a investigação da improvisação a partir da experiência direta com o movimento.


Alguns Temas Abordados:


JAM-Roda Viva:

É uma atividade aberta, criada para a prática de Contato Autêntico. É um jogo lúdico que acontece em um círculo e facilita a investigação da improvisação e o aprofundamento da relação de ver e ser visto. Um espaço de singularidades – um campo seguro e focado no interesse de entender como o corpo coletivo se constrói a partir de encontros e desencontros.


"Desenvolvemos uma prática enfatizando o movimento dentro de um círculo, uma roda, com a mesma liberdade 
e compromisso que estabelecemos, nos vínculos de trabalho - em duplas, trios com o intuito de expandir o enraizamento 
e a fluidez das experiências. Os participantes são estimulados a trazerem seus gestos e  movimentos nesta estrutura. 
A esse trabalho demos o nome de Jam-Roda Viva. (JORGE, Soraia; MACEDO, Guto)


Roda Viva


Essa pesquisa tem aumentado o interesse dos fundadores do contato autêntico pela linguagem da performance. Para tanto, foi criado o Núcleo de Pesquisa chamado de Sogu (Soraya e Guto) e o Grupo de Pesquisa Jardim Humano:

Jardim Humano


Procurar por novos caminhos de investigação do gesto expressivo na prática da dança dentro do cenário da arte contemporânea é um dos objetivos do núcleo de pesquisa. Através das Jams – Roda Viva, Performances, Oficinas e do Programa de Aprendizagem do Movimento Autêntico estamos experimentando a troca, as relações em movimento, os gestos espontâneos em uma estética lúdica.

Ver Também:

Referências:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home