Alito Alessi

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Alito.jpg

Alito Alessi é professor e coreógrafo, precursor do Contato Improvisação para pessoas com deficiência nos EUA na década de 1980/90. [1] Criou o método DanceAbility em 1987. Envolvido na cena da dança contemporânea nos últimos 30 anos, Alessi é Diretor artístico e co-fundador da DanceAbility International.

Desde 1995 realiza, juntamente a Emery Blackwell – dançarino, coreógrafo, músico e professor DanceAbility, que é deficiente-, um trabalho envolvendo apresentações de dança, principalmente em escolas, que busca conscientizar as crianças a respeito da arte e do potencial de pessoas com deficiência. Ele também promove performances nas ruas, intervenções que já atraíram a atenção de multidões em espaços públicos de Hong Kong, Itália, Alemanha, Holanda, Brasil, entre outros.

Em 1997 iniciou a formação e certificação de professores no método DanceAbility, que já formou centenas de pessoas que hoje disseminam o método em seus países. [2]

Alessi já produziu mais de 20 festivais de dança em Eugene - Oregon e outras cidades americanas e já se apresentou em muitos países e recebeu diversos prêmios e títulos honorários pelo seu trabalho.

O artista também já realizou trabalhos em vídeo, supervisionando a produção de três documentários de sua obra. São eles: "Common Ground", um vídeo de um workshop DanceAbility, que ganhou o prêmio Silver Apple no National Educational Film and Video Festival (1991) e foi finalista no American Film & Video Association Festival (1991); "All Bodies Speak", mostra trechos de performances com artistas deficientes e não-deficientes; "Research Lab Joy", um documentário de ensaios e apresentações e intervenções de rua, em São Paulo, Brasil.

Método DanceAbility

É um método de dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a expressão e a troca artística entre pessoas com e sem deficiência. Trabalha a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica e atmosfera criada pelo grupo. A ideia é fazer com que através da experimentação coletiva dos movimentos, todos os preconceitos e equívocos acerca da deficiência sejam eliminados. [3]

"O termo DanceAbility denota um interessante jogo de palavras em que se faz uma crítica ao termo disability empregado aos corpos deficientes nos EUA". (TEIXEIRA,2011) [4]

Refêrencias

[1] TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em cena/ Carolina Teixeira. João Pessoa. Editora Ideia 2011. p.30.

[2]NÚCLEO DE DANÇA ABERTA. Alito Alessi. Disponível em: http://www.nucleodancaaberta.com/nucleodancaaberta/2_2_alito.html. Acesso: 28 de maio de2013.

[3] NÚCLEO DE DANÇA ABERTA. DanceAbility. Disponível em: http://www.nucleodancaaberta.com/nucleodancaaberta/2_1_conteudo.html. Acesso 28 de maio de 2013.

[4] TEIXEIRA, Carolina. Deficiência em cena/ Carolina Teixeira. João Pessoa. Editora Ideia 2011. P.120.

DANCEABILITY INTERNATIONAL. Alito Alesi. Disponível em: http://www.danceability.com/bioAlito.php. Acesso: 28 de maio de 2013.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home