Fórum Nacional 1 Minuto Para Dança
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
O Fórum
O Fórum Nacional 1 Minuto Para a Dança é uma ação política que busca articular a dança que é produzida em território piauiense com o restante do Brasil, impulsionando a produção artística e científica, a reflexão, a pesquisa e a troca de idéias. Tem difundido, em suas duas edições 2010 e 2011, junto à comunidade artística e acadêmica, a dança como área de conhecimento, bem como, sua transversalidade na educação, sua inserção no campo científico e sua repercussão na economia enquanto atividade profissional. A iniciativa foi proposta em conjunto pela Cia Luzia Amélia e a Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural da UFPI, por meio da Profª Drª. Zozilena Fróz tendo, ainda, como parceiros: SEBRAE/PI, SESC/PI, Fundação Monsenhor Chaves e Universidade Federal da Bahia.
O Fórum é também o ponta pé inicial na articulação, em andamento, entre estudantes, pesquisadores, artistas e educadores para a criação da primeira Graduação em Dança no Estado através da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Reuniu importantes estudiosos, pesquisadores, doutores e artistas - como Christine Greiner, Helena Katz, Dulce Aquino, Lenira Rangel, Lúcia Matos, Marcelo Evelin dentre outros - em palestras, workshops, lançamento de livros, residências artísticas e uma série de ações se estenderam por diversos espaços de Teresina com acesso gratuito.
A arquitetura fundamental do pensamento do projeto é de articulação da comunidade da dança em todas as direções, todos os lados, níveis, corpos, linguagens, pensamentos, processos, movimentos. Para além de estéticas, escolas ou movimentos. Nesse sentido, possui um caráter eminentemente formativo democratizando o acesso à informação nesta área.
Eixos Temáticos
O Fórum sustenta-se sobre três eixos temáticos: Formação, Produção e Políticas Públicas. Propositadamente interligados para disseminar novas idéias no ensino-aprendizagem da dança, buscando incorporar sentidos baseadas na arte-educação, dança contemporânea e outras linguagens, além do compartilhamento de experiências entre profissionais e amadores, fortalecendo, assim, este movimento, ávido por espaço.O Corpo, A Dança e o Conhecimento, serão os protagonistas desta ação que resgata a arte que até bem pouco tempo vivia enclausurada nos paredões das academias de balé, acessível somente para uma classe média: a arte da dança.
Edições
*2011 |Programação
DANÇA E PERFORMATIVIDADE
Performance Problema dos três corpos com Cia. Luzia Amélia(PI)
29 de abril – 17 horas
Galeria do SESC/SENAC (Av. Campos Sales, 1111, Centro/Norte)
Palestra e Lançamento do Livro O Fazer Dizer do Corpo: Dança e Performatividade com Jussara Setenta (BA) 30 de abril – 9 horas Casa da Cultura (Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Saraiva, Centro/Norte)
DANÇA E EDUCAÇÃO Vivência em Dança Contemporânea com Andréia Barreto (PI) 02 de maio – 9 às 11 horas Instituto Federal do Piauí (antigo CEFET, Praça da Liberdade, 1597, Centro)
Vivência em Dança Contemporânea com Déborah Radassi (PI) 05 e 06 de maio – 18 horas Colégio Diocesano (Rua Barroso em frente à Praça Saraiva, Centro/Sul). Palestra Leituras de Dança, Leitura de Mundo com Isabel Marques (SP)
Lançamento dos Livros Ensino de Dança Hoje; Dançando na Escola; Linguagem da Dança: Arte e Ensino com Isabel Marques (SP) 13 de maio – 9 horas Auditório do Instituto Federal do Piauí (antigo CEFET, Praça da Liberdade,1597, Centro)
DANÇA E CONHECIMENTO Seminário Dança e Conhecimento com Helena Katz (SP) 09 e 10 de maio – 9 às 11horas Casa da Cultura, (Rua Rui Barbosa, em frente à Praça Saraiva, Centro/Sul)
DANÇA E ECONOMIA Seminário Economia Criativa da Cultura com Luciana Santana (BA) e representantes do MINC, FUNARTE, FUNDAC e FCMC. 17 e 18 de maio – 9 às 11 horas Auditório do SEBRAE (Av. Campos Sales, 1046, Centro/Norte)
DANÇA E INCLUSÃO Vivência Dança Inclusiva com Edu O. (BA) 19 de maio – 14 às 17 horas Palácio da Música (R. Santa Luzia esquina com R. 13 de Maio, Centro/Sul) DANÇA E ARTES VISUAIS Exposição Fotográfica 1 Minuto Para Dança com fotos de Maurício Pokémon, Rebeca Santos e Jairo Moura (PI) e Curadoria de Tupy Neto (PI). 02 a 20 de maio – 9 às 17 horas Galeria do SESC/SENAC (Av. Campos Sales, 1111, Centro/Norte)
DANÇA E ARQUEOLOGIA Excursão Científica* Parque Nacional Serra da Capivara(PI) Julho/Agosto de 2011 participação limitada, consultar coordenação.
*2010 | Programação
29 de Abril – 19 horas – Clube dos Diários Solenidade de Abertura e Coquetel
30 de abril – 10 horas– Sala Torquato Neto Mesa: “A Urgência da Graduação em Dança no Piauí” com Dulce Aquino (UFBA), Zozilena Fróz (UFPI), Rosa Primo (UFCE) Luzia Amélia (PI) e convidados. Público: comunidade artística e acadêmica em geral
ETAPA 2 13 de maio – 15 horas– Escola Balé de Teresina Workshop “Dança Criativa” com Lenira Rengel (UFBA) Público: crianças (07 a 10 anos)
14 de maio – 9h – Escola Balé de Teresina Workshop “Dança, Corpo e Criação” com Lenira Rengel (UFBA) Público: adolescentes e jovens (acima de 14 anos)
15 horas – Auditório Casa da Cultura Palestra “Laban, Corponectividade e Educação Contemporânea”, com Lenira Rengel (UFBA) Público: arte-educadores e professores em geral
Lançamento dos livros Cadernos de Corpo e Dança, Dicionário Laban e Pequena Viagem pelo Mundo da Dança de Lenira Rengel (UFBA)
ETAPA 3 24 a 28 de maio – 9h às 12 h – Escola Balé de Teresina
Residência Artística com Gilsamara Moura (UFBA) Público: bailarinos, atores, performer’s, coreógrafos, criadores
28 de maio – 09 horas – Auditório SEBRAE Palestra “Redes Colaborativas em Dança como Ação Política” com Lúcia Matos (UFBA). Participação: Marcelo Evelin(PI) Público: produtores culturais, bailarinos, atores, performer’s, coreógrafos, criadores. Inscrições gratuitas nos locais das atividades ou pelo fone: [86] 3221.1977 EXTRAS Dia 6 de maio – Casa da Cultura – 18 h
Workshop Corpo, Dança Capoeira com Grupo Cordão de Ouro(PI) Dia 7 de maio – Casa da Cultura – 19 h Espetáculo SANGUE, com a Cia. Luzia Amélia
Dia 15 de maio – Pró-Arte FUMDHAM – São Raimundo Nonato (PI)
Workshop Dança Criativa Para Crianças, com Cia. Luzia Amélia e Lenira Rengel
Intervenção 1 Minuto Para Dança no Museu do Homem americano